Hoje é

Informação

Nove prefeitos do Alto Jacuí, no Rio Grande Sul, se reuniram com o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, em Brasília, para tratar das possibilidades de parceria com a estatal para implementação de um projeto de cidade digital em desenvolvimento na região.

Nove prefeitos do Alto Jacuí, no Rio Grande Sul, se reuniram com o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, em Brasília, para tratar das possibilidades de parceria com a estatal para implementação de um projeto de cidade digital em desenvolvimento na região. O presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí, Zilmar Han, disse que a iniciativa envolve 19 municípios e que a expectativa é que o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) facilite a sua implantação. A reunião ocorreu no dia 23 de fevereiro, na sede da Telebrás, na capital federal.

Han contou que o preço pago atualmente pelo megabite em seu município, Boa Vista do Incra, é de cerca de R$ 1 mil. Valor que considera inviável para conectar os 2,6 mil habitantes da localidade, especialmente porque a maioria deles, 1,6 mil, reside na zona rural. O presidente da Telebrás destacou que o valor do megabite a ser oferecido pela empresa será de R$ 230,00. Ou seja, quase cinco vezes inferior ao valor dispendido atualmente pela Prefeitura de Boa Vista do Incra.

Santanna disse que os altos preços cobrados atualmente por esses serviços se devem ao monopólio existente no setor já que apenas cinco empresas controlam 95% desse mercado no país. Ele lembrou que o papel da Telebrás será justamente o de intervir no setor oferecendo uma rede neutra para a grande maioria dos municípios brasileiros. Ressaltou, ainda, a importância de estabelecer parcerias com os provedores, estados e municípios já que a empresa levará o sinal até a sede dos municípios, mas não atenderá diretamente os usuários finais. Isso será permitido apenas quando não houver parceiros interessados em oferecer o serviço.

No Rio Grande do Sul a previsão é atender 316 municípios com a rede da Telebrás, número que poderá ser ainda superior se a estatal fechar parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE) para o compartilhamento da infraestrutura. A rede que será implantada pela Telebrás e com previsão de chegar a 4.283 municípios até 2014 vai utilizar fibras ópticas de Furnas, Chesf, Eletronorte, Elotrosul e Petrobrás.
Fonte: Telebras